Inicio Notícias Palio fora de linha? Poucas unidades deixa ameaçado modelo da Fiat, confira: – Careca Auto Peças

Palio fora de linha? Poucas unidades deixa ameaçado modelo da Fiat, confira: – Careca Auto Peças

0
0


Hatch compacto lançado em 1996 teve duas gerações e mais de três milhões de unidades produzidas no Brasil

por DIOGO DE OLIVEIRA


A Fiat não oficializou, mas o Palio está próximo de sair de linha após 21 anos de mercado. Em contato com concessionárias da marca pelo país, Autoesporte apurou que há poucas unidades do compacto em estoque e várias revendas já falam no fim do modelo. Alguns vendedores inclusive afirmam que não há mais previsão de chegada do Palio para 2018. A montadora, porém, afirma que o hatch segue em produção na fábrica de Betim (MG).

Na Argentina, o Palio já deixou de ser produzido na unidade de Córdoba para dar lugar ao Cronos, novo sedã compacto derivado do hatch Argo, lançado em maio deste ano para suceder o Punto. Na linha da marca italiana, o Cronos substituirá o finado Linea. Outro indício de que o Palio vai deixar de ser fabricado é a nova versão de entrada do Argo, com preço inicial de R$ 43.990, motor 1.0 Firefly de três cilindros e lista de série mais enxuta.

História rica

Lançado no fim de 1996, o Palio foi um marco para a indústria automobilística nacional. O compacto era uma opção mais moderna ao Uno Mille, que na época já acumulava 12 anos de mercado — o popular nasceu em 1984. Enquanto o Mille preservava as linhas quadradas que o consagraram, o Palio trazia algo novo em termos de design, com formas redondas de forte personalidade. Assim surgia o arquirrival do VW Gol.

Vendido em carroceria de duas e quatro portas, com diferentes opções de acabamento, o Palio rapidamente se tornou um sucesso de vendas. O projeto era global, mas foi no Brasil e na Argentina que o modelo brilhou. Seus adversários eram o Volkswagen Gol de segunda geração (popularmente chamado de “Gol bolinha”), o Chevrolet Corsa, que ganhou a segunda geração europeia em 1994, e o Ford Fiesta, que estreou a quarta linha em 1995.

Inicialmente, o Palio era vendido com três opções de motor: 1.0 8V, 1.5 8V e 1.6 16V Torque. Os primeiros derivados do hatch foram o sedã Siena e a perua Weekend, lançados em 1997No ano seguinte (1998), nasceu a picape Strada, que segue em linha até hoje e é líder de vendas há mais de 15 anos. A família compacta ainda gerou outros dois modelos, a minivan Idea e a multivan Doblò, em carrocerias para cargas e passageiros.

Em 2001, o Palio receberia sua primeira reestilização, que para muitos foi o desenho mais harmonioso do hatch, com os faróis afilados e lentes translúcidasO estilo foi assinado pelo estúdio Ital Design, do ícone Giorgetto Giugiaro. Dois anos depois, em 2003, o Palio ganharia a tecnologia flex. A Fiat voltou a atualizar o Palio em 2004, adotando o visual que talvez seja o que mais faz sucesso no modelo, com faróis e lanternas maiores.

 

Fonte: AutoEsporte

(0)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *