Inicio Notícias Ford Maverick completa 45 anos de lançamento no Brasil; relembre a história

Ford Maverick completa 45 anos de lançamento no Brasil; relembre a história

Ford Maverick completa 45 anos de lançamento no Brasil; relembre a história
13
0


No dia 19 de junho de 1973 a Ford começava a escrever a história do Maverick no Brasil. Atualmente, comemorando 45 anos de lançamento no país, o esportivo ainda é considerado um dos modelos mais emblemáticos da indústria local.

Nos anos 70 a Ford buscava um veículo para completar a sua linha no Brasil e ocupar o espaço existente entre o Corcel, carro de entrada, e o topo de linha, o Galaxie. O escolhido foi o Maverick, um esportivo com motor dianteiro e tração traseira. A produção nacional começou em 1973 na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.




Inicialmente o Maverick era oferecido apenas na configuração cupê, de duas portas, nas versões Super, Super Luxo e GT, com duas opções de motor: 3.0 litros de seis cilindros em linha e de 112 cv de potência e V8 5.0 litros de 197 cv. Ambos podiam vir equipados com câmbio manual de quatro marchas com alavanca no assoalho ou automático de três marchas com comando na coluna de direção.

A versão GT, com motor V8 e câmbio manual, tinha produção limitada e contribuiu para marcar a esportividade da linha. No mesmo ano, o carro ganhou mais uma opção com o lançamento do sedã de quatro portas.

+ Fora de linha no Brasil há quase 40 anos, Ford Maverick tem mais de 7 mil unidades registradas em SP

No entanto, a crise do petróleo mudou radicalmente o perfil do mercado, que passou a priorizar a economia de combustível, deixando em segundo plano a potência dos veículos. Assim, em 1975 o motor de seis cilindros foi substituído por um modelo mais moderno e econômico, o 2.3 litros de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote e 99 cv. Pouco depois, o modelo GT também passou a oferecer o mesmo motor 2.3 litros de série, tendo o V8 como opcional.

Até sair de linha em 1979, o Maverick somou 108.106 unidades vendidas no Brasil. Embora tenha sido descontinuado há quase 40 anos, o Maverick é bastante cobiçado por colecionadores e entusiastas de carros antigos. Modelo bem conservados e com alto grau de originalidade podem custar mais de R$ 100 mil, dependendo do estado de conservação.

Segundo o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), atualmente há 7.384 Mavericks registrados no estado, sendo 486 com a placa preta de veículos de coleção. A capital paulista lidera a lista de registros com 2.667 carros, seguida por Campinas (322), São Bernardo do Campo (157), Santo André (46) e Ribeirão Preto (140).

SURGIU NOS EUA EM 1969

Vale lembrar que a história do Maverick começou em 1969 nos Estados Unidos, quando foi lançado para concorrer com os carros europeus e japoneses. O resultado é que o modelo inspirado no Mustang foi um sucesso já no seu primeiro de mercado e emplacou 579.000 unidades.

Imagens: Divulgação


Créditos: CarSale

(13)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *