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Fiat Cronos Precison 1.8 AT enfrenta Hyundai HB20S Premium 1.6 AT de olho no líder Chevrolet Prisma

Fiat Cronos Precison 1.8 AT enfrenta Hyundai HB20S Premium 1.6 AT de olho no líder Chevrolet Prisma
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Com quase 69 mil emplacamentos, o Chevrolet Prisma foi o sedã compacto mais vendido no Brasil em 2017. De olho no potencial dessa categoria, a Fiat lançou em fevereiro o Cronos, a variante três-volumes do Argo. Mas antes de brigar com o líder do segmento, o novato mede forças com o Hyundai HB20S, assumidamente uma de suas inspirações. Para este comparativo, confrontamos as versões topo de linha com transmissão automática na faixa dos R$ 70 mil; confira qual deles se saiu melhor na disputa.

Devido a indisponibilidade do Fiat Cronos Precision para as fotos com o Hyundai HB20S, utilizamos uma unidade da versão Drive para mostrar as diferenças de estilo e proporções dos modelos.





































Os dois modelos são bem equipados e trazem centrais multimídia compatíveis com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, telas de sete polegadas sensíveis ao toque, computador de bordo, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos com setas integradas, faróis com luzes diurnas de LED, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, banco traseiro bipartido e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, Isofix para a ancoragem de cadeirinhas infantis no banco traseiro, airbags frontais e freios com ABS.

Somente o HB20S Premium 1.6 AT (R$ 71.580) é equipado de série com os airbags laterais, sensor de chuva e faróis com acendimento automático, bancos em couro e ar-condicionado digital. Todos esses itens são opcionais no Cronos Precision 1.8 AT (R$ 69.990), que já sai de fábrica com os controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica (no Hyundai a assistência é hidráulica), lanternas de LED, painel de instrumentos com tela TFT, borboletas atrás do volante para troca de marchas, controle de cruzeiro e sistema start-stop.

Com os opcionais, o Cronos Precision 1.8 AT chega a custar R$ 80.330, porém a sua lista de equipamentos é incrementada com espelho interno antiofuscante, retrovisores externos com rebatimento elétrico e iluminação externa, chave presencial, rodas de liga leve de 17 polegadas, todos indisponíveis no rival. As pinturas metálicas são cobradas à parte por mais R$ 650.

Sob o capô, o Cronos leva o conhecido 1.8 16V E.torQ, que rende até 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque. O HB20S é movido pelo 1.6 16V Gamma de 128 cv e 16,5 kgfm. Os dois sedãs contam com caixas automáticas de seis marchas. Apesar de mais potente, o Fiat levou pequena desvantagem nos testes de pista feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia por ser consideravelmente mais pesado. Em contrapartida, o Cronos consumiu menos etanol, enquanto o HB20S foi um pouco mais econômico com gasolina (veja o teste completo na tabela abaixo).

Acabamento e espaço interno
O Cronos leva vantagem tanto no acabamento da cabine quanto no espaço para passageiros e malas. Não que os arremates do HB20S sejam ruins, mas o interior da versão mais completa do Fiat possui maior variedade de materiais e texturas, além de montagem mais precisa – mesmo com o predomínio de plástico rígido. O Hyundai já sente o peso da idade diante do concorrente maior e mais moderno, que acomoda melhor os ocupantes por ser mais largo e ainda leva 75 litros a mais de bagagem no porta-malas.

Como andam
Ao volante, os sedãs rodam praticamente no mesmo ritmo, como confirmam os testes do Instituto Mauá de Tecnologia. Para o uso na cidade, há disposição de sobra para superar subidas e retomar velocidade, enquanto na estrada o desempenho é suficiente para fazer manter velocidades de cruzeiro e fazer ultrapassagens com segurança. No entanto, cada um tem as suas peculiaridades em termos de dirigibilidade.

O Cronos tem acerto de suspensão mais equilibrado. Apesar de firme, filtra bem as irregularidades sem ser duro a ponto de comprometer o conforto. O rodar do HB20S é mais durinho e invariavelmente sentimos as suspensões chegando ao final do curso ao passar em trechos de asfalto mais castigado. Além disso, a direção elétrica do Fiat é mais precisa e progressiva que a assistência hidráulica do Hyundai. Ainda pesa a favor do Cronos o controle de cruzeiro, favorecendo o conforto em viagens longas.

Seguro
No perfil simulado para o uso particular de um homem de 35 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo (SP), com garagem fechada em casa e no trabalho, a apólice do Cronos Precision 1.8 AT teve preço médio de R$ 3.488,97 (franquia média de R$ 3.391,79). No caso do HB20S Premium 1.6 AT, o valor médio foi de R$ 4.038,98 (franquia média de R$ 3.738,40).

As apólices de seguro cotadas pela Carsale Corretora (11 3019-2900) cobrem os veículos em 100% do valor da tabela Fipe, com indenizações de R$ 100 mil a danos materiais e corporais, além de carro reserva por sete dias. Vale lembrar que os preços podem variar, para mais ou para menos, de acordo com o perfil, local de moradia e tipo de uso do proprietário do veículo.

Manutenção
Ambas as marcas oferecem planos de manutenções programadas até 60 mil quilômetros para os modelos. No caso desta versão do Cronos, as seis revisões custam R$ 3.600 somadas. Para o HB20S avaliado, o valor é de R$ 3.103,50. Outro detalhe a favor do Hyundai está na garantia: são cinco anos contra apenas três do rival.

Conclusão
O Fiat Cronos é mais espaçoso, traz um pouco mais de equipamentos e ainda é melhor de guiar que o rival. Mas bem que a motorização 1.8 poderia ser mais eficiente. O HB20S segue como um dos melhores sedãs compactos do mercado, perdendo para o concorrente mais moderno por uma diferença bem pequena – detalhes que deverão ser corrigidos na próxima geração, prevista para os próximos dois ou três anos.

Teste Carsale-Mauá

 
Fiat Cronos Precision 1.8 AT
Hyundai HB20 S Premium 1.6 AT
Consumo cidade 7,6 km/l (e)
10,2 km/l (g)
7,5 km/l (e)
10,9 km/l (g)
Consumo estrada 13,4 km/l (e)
15,9 km/l (g)
12,1 km/l (e)
15,1 km/l (g)
0 a 60 km/h 5,04 segundos (e)
5,29 segundos (g)
5,01 segundos (e)
5,32 segundos (g)
0 a 100 km/h 11,76 segundos (e)
12,33 segundos (g)
11,43 segundos (e)
12,26 segundos (g)
0 a 120 km/h 16,28 segundos (e)
17,03 segundos (g)
16,34 segundos (e)
17,66 segundos (g)
Retomada 40 a 100 km/h 9,22 segundos (e)
10 segundos (g)
8,81 segundos (e)
9,56 segundos (g)
Retomada 80 a 120 km/h 8,41 segundos (e)
9,06 segundos (g)
8,36 segundos (e)
9,34 segundos (g)
Aceleração em 400 metros 18,01 segundos – 125,60 km/h (e)
18,32 segundos – 124,19 km/h
17,98 segundos – 125,59 km/h (e)
18,42 segundos – 122,52 km/h (g)
Aceleração em 1000 metros 33,05 segundos – 159,88 km/h (e)
33,68 segundos – 157,43 km/h (g)
33,15 segundos – 156,05 km/h (e)
34,06 segundos – 151,25 km/h (g)
Frenagem 100 a 0 km/h 51 metros 52,4 metros

Ficha técnica

 
Cronos Precision 1.8 AT
HB20 S Premium 1.6 AT
Carroceria Monobloco em aço, cinco portas, cinco lugares Monobloco em aço, cinco portas, cinco lugares
Motor Dianteiro, transversal, injeção multiponto, comando simples de válvulas no cabeçote variável na admissão, acionado por corrente, a gasolina e/ou etanol Dianteiro, transversal, injeção multiponto, comando duplo de válvulas no cabeçote variável na admissão, acionado por corrente, a gasolina e/ou etanol
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Número de válvulas 16 (quatro por cilindro) 16 (quatro por cilindro)
Taxa de compressão 12,2:1 12:1
Cilindrada 1.747 cm³ 1.591 cm³
Potência (gasolina/etanol) 135/139 cv a 5.750 rpm 122/128 cv a 6.000 rpm
Torque (gasolina/etanol) 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm 16/16,5 kgfm a 5.000 rpm
Transmissão Automática de seis marchas Automática de seis marchas
Tração Dianteira Dianteira
Direção Elétrica Hidráulica
Suspensão dianteira Independente McPherson Independente McPherson
Suspensão traseira Eixo de torção Eixo de torção
Pneus e rodas 195/55 R16, liga leve 16″ 185/60 R15, liga leve 15″
Freios dianteiros Discos ventilados com ABS e EBD Discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros Tambores com ABS e EBD Tambores com ABS e EBD
Tanque de combustível 48 litros 50 litros
Volume do porta-malas 525 litros 450 litros
Altura 1,51 m 1,47 m
Comprimento 4,36 m 4,23 m
Largura 1,72 m 1,68 m
Entre-eixos 2,52 m 2,50 m
Peso em ordem de marcha 1.271 kg 1.083 kg
Carga útil 400 kg 444 kg

Fotos: Renan Rodrigues e Divulgação


Créditos: CarSale

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