1. Inicio
  2. Cuidados
  3. A importância da revisão periódica dos freios em seu veículo

A importância da revisão periódica dos freios em seu veículo

A importância da revisão periódica dos freios em seu veículo
12
0

Assim que a roda foi inventada, surgiu a questão: como diminuir sua rotação e tornar esse processo o mais suave possível? Os primeiros freios pareciam muito primitivos – um bloco de madeira preso a um sistema de alavancas. Ao entrar em contato com a superfície da roda, cria-se atrito e a roda para. A força de frenagem dependia dos dados físicos do motorista – quanto mais a alavanca era pressionada, mais rápido o veículo parava.

Com o desenvolvimento do automobilismo, ajustes significativos foram feitos no sistema de frenagem, à medida que os carros aumentavam a potência e, ao mesmo tempo, a velocidade. Já na década de 50 do século XX, surgiu o desenvolvimento de mecanismos realmente eficazes que garantem a desaceleração rápida das rodas dos veículos esportivos.

Naquela época, o mundo automotivo já tinha várias opções de sistemas diferentes: tambor, disco, sapata, correia, hidráulico e fricção. Havia até dispositivos eletrônicos. Claro, todos esses sistemas em design moderno são muito diferentes de seus primeiros homólogos, e alguns nem são usados ​​devido à sua impraticabilidade e baixa confiabilidade.

Atualmente, já no século XXI, para a segurança de seus passageiros, todo veículo não deve apenas ser capaz de manobrar com eficiência, mas também parar a uma curta distância. E o segundo fator é mais importante. Para isso, todo veículo possui sistema de freios. E a manutenção dos freios é talvez uma das tarefas de manutenção contínua mais importantes que os motoristas enfrentam.

Afinal de conta, os freios estão diretamente relacionados ao nível de segurança de um veículo e devem ser inspecionados e/ou reparados regularmente. E embora geralmente exijam manutenção menos frequente, os rotores do freio podem se desgastar como qualquer outra parte do conjunto do freio. A qualidade e a condição dos rotores de freio do seu carro são importantes para sua segurança e devem ser cuidadas diligentemente.

Neste artigo, veremos o que os freios fazem e o que você pode esperar em termos de manutenção de carros seminovos em São Paulo e mesmo os recém-saídos de fábrica. Afinal de contas, uma revisão periódica nos freios do seu veículo pode fazer toda a diferença em sua segurança. Acompanhe!

1. Sinais que indicam que você pode precisar reparar seus freios

Contanto que você esteja seguindo o plano de manutenção do seu carro, o freio deve teoricamente permanecer em boas condições de forma consistente. No entanto, é importante ficar atento a sinais de desgaste prematuro dos freios para que seu veículo permaneça seguro e confiável.

Aqui está o que você pode procurar se suspeitar que seus freios precisam de manutenção em seu Hyundai i30 usado ou Chevrolet Tracker, esteja atento aos sinais:

  • Iluminação da luz de advertência do freio em seu painel;
  • Ruídos vindos de seus freios;
  • Cheiros de queimado;
  • Mudanças na sensação do pedal de freio;
  • Vibrações intensas ao aplicar os freios;
  • Desgaste visível do rotor

Esses sintomas são preocupantes e devem ser tratados imediatamente para garantir sua segurança. Frequentemente, os rotores de freio não são os culpados dos problemas de freio mencionados anteriormente; embora o reparo ou a substituição do rotor possam ser necessários se outros componentes do freio danificados, gastos ou com defeito danificarem os rotores. Os rotores são parte integrante do conjunto do freio e, quando danificados, arranhados ou arranhados, podem desgastar prematuramente pinças e pastilhas de freio.

2. Como evitar que seus freios falhem?

Práticas de cuidado de rotina e freios consistentes são a melhor maneira de manter seus rotores em condições ideais de funcionamento. Também é importante que você encontre uma oficina automotiva que tenha conhecimento especializado no tipo específico de veículo que você dirige – isso ajudará a garantir que você receba serviços, peças e manutenção preventiva contínua da mais alta qualidade possível.

Aqui está uma pequena lista de algumas outras coisas que você pode fazer para manter seus rotores em boas condições no futuro:

  • Encontre trajetos alternativos que não envolvam engarrafamento;
  • Altere seus hábitos de direção;
  • Mantenha seu carro o mais leve possível;
  • Realize manutenção de rotina;
  • Contrate um especialista para reparar seu carro.

3. O que são rotores de freio?

O conjunto de freios do seu carro é composto de vários componentes diferentes, todos os quais têm funções muito importantes. Um desses componentes são os rotores do freio. Os rotores do freio parecem grandes placas de metal que se prendem à roda. Sua principal função é atuar como um suporte para as pastilhas de freio travar quando as pinças aplicam pressão quando o pedal do freio é pressionado. Em última análise, isso diminui a rotação das rodas e faz o veículo parar. Na manutenção normal do freio, as pastilhas de freio geralmente precisam ser substituídas com muito mais frequência do que os rotores ou pinças; entretanto, se as pastilhas de freio ou outros componentes do conjunto de freio se desgastarem e permanecerem assim por um longo período de tempo, os rotores podem ser danificados e exigir manutenção ou mesmo substituição.

4. Quanto tempo os rotores de freio normalmente duram?

Os rotores do freio podem durar um amplo intervalo de tempo, que depende muito dos hábitos e condições de direção exclusivos do motorista, da idade do veículo, da condição dos outros componentes do conjunto do freio e da qualidade das peças usadas nas substituições anteriores. No entanto, em média, os rotores do freio tendem a durar entre 50.000 e 80.000 quilômetros. É importante consultar o manual do proprietário e consultar um especialista automotivo para obter os cuidados ideais do rotor e do freio.

5. O que é um sistema de travagem?

O sistema de travagem de um veículo é um conjunto de peças e mecanismos cujo principal objetivo é diminuir a velocidade de rotação das rodas o mais rapidamente possível. Os sistemas modernos são equipados com dispositivos e mecanismos eletrônicos que estabilizam o veículo em condições de frenagem de emergência ou em estradas instáveis.

O cuidado dos freios é uma das facetas mais importantes da manutenção contínua de seu carro e você deve levar isso muito a sério, pois sua segurança deve ser um tema de extrema importância para você.

Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!

(12)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *